22 de março de 2013

G-Cans: o gigantesco sistema de drenagem

Localizado nos arredores de Tóquio, por trás de um pequeno prédio do governo, debaixo de um campo de futebol e um pista de skate há um sistema de esgoto incrivelmente enorme para controle de enchentes, construído para proteger a cidade de 13 milhões de habitantes de chuvas fortes e inundações provocadas por tempestades tropicais. O nome oficial desses longos túneis subterrâneos é "Sistema de drenagem da área metropolitana", mas é mais comumente chamado de G-Cans.


Construído entre 1992 e 2006, ao custo de 3 bilhões de dólares, este sistema enorme de gestão subterrâneo de água compreende de 6,4 km de túneis de até 50 metros de profundidade que ligam cinco silos gigantes, de 65 metros de altura e 32 metros de largura, para um tanque enorme: o Templo.

O "Templo Underground" é a característica mais impressionante do G-Cans, que já foi usado como pano de fundo atmosférico em vários filmes e dramas. Este reservatório gigante mede 25,4 metros x 177 metros x 78 metros é suportado por 59 pilares gigantescos. A água da chuva de vias da cidade são coletadas através dos túneis e nos silos. Quando estes se enchem de água, dos silos trabalham o seu caminho através de uma série de túneis até o "Templo Underground". De lá, quatro turbinas movidas por motores a jato, bombeiam cerca de 200 metros cúbicos ou 53 mil litros de água por segundo para o rio Edo.

A utilidade de tal sistema de drenagem colossal é debatido por algumas pessoas que acham muito exagerado. Mas de acordo com a Central de Conselho de Gestão de Desastres de Tóquio, se em 3 dias chover um total de 550 milímetros, o rio Arakawa em Kita Ward vai transbordar em suas margens, inundando até 97 estações de metrô, fato que o G-Cans ajudaria a evitar.

O projeto do G-Cans é um feito de engenharia incrível e estranhamente bonito também, e, portanto, um fascinante destino turístico. Quando não inundadas, são realizados passeios duas vezes por dia às galerias, de terça a sexta-feira. Infelizmente, o passeio é realizado apenas em japonês. Certifique-se de levar um intérprete.

Esta é a diferença básica de um país onde o governo trabalha em benefício do povo que paga impostos, ao invés de, a cada verão, lermos e ouvirmos algum governante dizendo que infelizmente choveu em um dia mais do que o esperado para o ano todo, para justificar as mortes de dezenas de pessoas. Aliás, enquanto o mainstream continuar dando importância a merdas do calibre de BBBs e Fazendas em vez de se concentrar mais em identificar os poucos políticos abnegados e decentes -aqueles que qualquer um convidaria para entrar em sua casa, sem medo de ser roubado- e nos problemas que realmente nos inquietam, os tops das personalidades da mídia cotidiana continuarão a ser encabeçados por indivíduos que prezam pela total falta de caráter como felicianos e renans, que seguem ai... faceiros, rindo da nossa cara porque sabem que existe uma fatia de tontos na sociedade para elegê-los uma vez e outra.












Fonte: Mdig