3 de março de 2013

9 pistas de pouso de dar medo

Por mais seguros que sejam os voos, viajar de avião ainda assusta muita gente. Mas, ao contrário do que a fobia nos faz acreditar, as chances de um acidente aéreo ocorrer são bem maiores nas dependências do aeroporto, seja no momento em que o avião está pousando, decolando, ou simplesmente taxiando.

Sendo assim, que tal começar a encarar o medo dando uma olhada nas horripilantes pistas de pouso e decolagem da lista a seguir? Afinal, depois de observar esses aeroportos assustadores, é provável que você se sinta mais seguro com as condições do seu próximo voo e até possa aproveitar o lanchinho servido pela tripulação.


1. Pista que é praia e vice-versa

O aeroporto de Barra, na Escócia, é um dos únicos do mundo cuja pista de pouso e de decolagem é uma praia, como pode ser visto na imagem que abre este artigo. Por causa disso, turistas devem tomar cuidado para não atrapalhar as atividades aéreas. Além disso, os voos são agendados de acordo com a maré, já que, em determinados períodos, a pista de pouso acaba submersa.


2. Aeroporto em meio ao delta de rio e às rochas




O Copalis Beach State Airport é o único aeroporto dos Estados Unidos a estar localizado em uma praia. Além de a pista de pouso e decolagem estar disponível apenas durante a maré baixa, ela também fica entre o delta de um rio e uma barreira de rochas, exigindo que o piloto seja muito habilidoso.




3. Pouso em montanha gelada

Aeroporto de Courchevel e sua pista assustadora
O aeroporto de Courchevel, na França, é, sem sombra de dúvidas, um dos mais horripilantes do mundo. O motivo principal é o fato de a pista ter apenas 525 metros de comprimento e uma inclinação de 18,5 graus. Por isso, apenas aviões de pequeno porte podem pousar e decolar nesse aeroporto.

4. Pista perto de precipício




Em Lesoto, na África, o aeroporto Matekane Air Strip é famoso por ter uma das pistas de pouso e decolagem mais assustadoras do mundo. Com apenas 400 metros de extensão, a pista termina em um abismo de 600 metros de profundidade.
O Matekane Air Strip é usado, normalmente, por ONGs e médicos que precisam atender pessoas que moram nas remotas vilas daquela região.



5. Montanha no Nepal

Um programa de TV sobre os aeroportos mais perigosos do mundo, exibido em 2010 pelo canal History Channel, elegeu o aeroporto de Tenzing-Hillary, no Nepal, como o mais perigoso do mundo. Famoso por ser o ponto de partida para muitos aventureiros dispostos a explorar o Everest, esse aeroporto possui pista de apenas 527 metros de comprimento, 20 metros de largura e fica a 2,7 mil metros acima do nível do mar.






Some a tudo isso uma elevação de 11 graus na pista e uma montanha de 900 metros de altura em uma de suas cabeceiras, além do fato de que as condições climáticas costumam ser muito desfavoráveis às atividades aéreas.




6. Aeroporto de Toncontín, Honduras




No aeroporto de Toncontín, o corajoso piloto precisa realizar uma curva de 45 graus para a esquerda minutos antes de pensar em pousar na pista, que por sinal fica em um vale mais fundo, lembrando o formato de uma bacia. O maior avião suportado por esse aeroporto é o Boeing 757 e você pode conferir como é o pouso nesse aeroporto assistindo ao vídeo acima.


7. Um avião atravessando o trânsito


Em Gibraltar, a pista de decolagem atravessa uma avenida muito movimentada
Decolar ou pousar em uma pista comum já não é muito fácil. Agora, imagine uma pista que atravessa uma avenida e interrompe o trânsito momentaneamente. É isso o que acontece no Aeroporto Internacional de Gibraltar. Simplesmente incrível.


8. Aeroporto Juancho E. Yrausquin, Saba


Em Saba, abismos nas duas extremidades da pista
Pela imagem acima, você já foi capaz de identificar todos os problemas da pista de pouso desse aeroporto, certo? Mas caso seus olhos não acreditem no que veem, estamos aqui para descrever: localizada na ilha caribenha de Saba, essa pista possui apenas 400 metros de distância, tendo, em ambas as extremidades, oceano e abismos rochosos. Vai encarar?


9. Congonhas, São Paulo


Congonhas assusta pela proximidade com a área urbana

Pode ser que, por estarmos acostumados, não percebamos como o aeroporto de Congonhas é esquisito, mas saiba que ele figura nas principais listas de aeroportos mais assustadores do mundo. A principal razão é a proximidade com a área urbana, estando a uma distância muito curta de uma das avenidas mais movimentadas da cidade.